// Sobre o núcleo

NUPECARD

O Núcleo foi fundado em 1998 pela Professora Drª Glaucia Rodrigues de Abreu. Localizado no Prédio de Pós graduação em ciências fisiológicas na Universidade Federal do Espírito Santo.

Com o objetivo de agregar e integrar pesquisadores e linhas de pesquisa afins, que se propõem a estudar mecanismos fisiopatológicos e a participação de fatores endógenos e externos, medicamentosos ou não, em diversas situações sobre os sistemas cardiovascular e renal. Para tanto utilizamos técnicas de análises funcionais, morfológicas, bioquímicas e biomoleculares em estudos experimentais de órgão isolados e estudos clínicos sobre os parâmetros cardiovasculares e renais.

Drª Glaucia Rodrigues de Abreu

// Diretora

Diretora do NUPECARD

Enfermeira graduada pela UFES, especialista em acupuntura, mestre em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e doutora em Ciências Fisiológicas pela UFES.

Professora Titular da UFES e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em CiênciasFisiológicas. Orientadora do mestrado e doutorado na coordenação de pesquisas clínicas e experimentais que buscam elucidar os mecanismos neuro-humorais relacionados as condições fisiopatológicas que envolvem o sistema cardiovascular.

Lider de grupo – NUPECARD, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, onde atua como consultora ad hoc.  Especialista do CEE/ES na área saude e meio ambiente. Diretora do Centro de Ciencias da Saude/UFES de 2012 a 2020. Éconsultora ad hoc da Capes e ex membro titular da câmara de Assessoramento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espirito Santo (FAPES).

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), especialista em acupuntura (Faculade Inspirar), mestre em Fisiologia pelaFaculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1990) e doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do EspíritoSanto (1996).

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em CiênciasFisiológicas. Orientadora do mestrado e doutorado na coordenação de pesquisas clínicas e experimentais que buscam elucidar os mecanismos neuro-humorais relacionados as condições fisiopatológicas que envolvem o sistema cardiovascular.

Lider de grupo – NUPECARD (Nucleo de Estudos clinicos eexperimentais em Saude Cardivascular), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, onde atua como consultora ad hoc. É avaliadora doINEP/SESU/MEC para processos regulatórios que autorizam e reconhecem as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e elaboradora do BancoNacional de Itens do ENADE.

Especialista do CEE/ES na área saude e meio ambiente. Diretora do Centro de Ciencias da Saude/UFES de 2012 a 2020. Éconsultora ad hoc da Capes e ex membro titular da câmara de Assessoramento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espirito Santo (FAPES).

Professores Pesquisadores

Nosso corpo docente é composto por Doutores e Pós 

Patrick Wander Endlich

• ID Lattes: 9669721267985878

Concluiu o curso de licenciatura plena em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da UFES, pós-graduado em Biomecânica (latu senso) pela UFRJ. Em nível de strictu senso, obteve o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFES, sendo parte do projeto desenvolvido em parceria com o Laboratório de Endocrinologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da UFES, tendo parte na pesquisa de doutorado executada no Departamento de Farmacologia do Erasmus Medical Center, (Rotterdam-NE) sob supervisão do PhD AH Jan Danser. Concluiu o estágio de pós-doutorado no Laboratório de Fisiologia Cardiovascular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Atualmente, professor da Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jqeuitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua na área de Fisiologia Cardiovascular, abordando principalmente os principais temas: (1) papel dos peptídeos vasoativos, Peptídeo Natriurético Atrial (ANP), Angiotensina II e Angiotensina-(1-7) no mecanismo hipotensor em função do exercício físico em modelo experimental de hipertensão; (2) relação entre o 17-β-estradiol e peptídeos vasoativos no controle da pressão arterial sistêmica em modelo animal de menopausa; (3) Efeitos da via peróxido de hidrogênio/nNOS no controle do tônus vascular em humanos.

Glaucia Rodrigues de Abreu

ID Lattes: 0229590907405570

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), especialista em acupuntura (Faculade Inspirar), mestre em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1990) e doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Orientadora do mestrado e doutorado na coordenação de pesquisas clínicas e experimentais que buscam elucidar os mecanismos humorais associados as condições fisiopatológicas que envolvem o sistema cardiovascular. Líder de grupo – NUPECARD (Núcleo de Estudos clínicos e experimentais em Saúde Cardiovascular), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, onde atua como consultora ad hoc. É avaliadora do INEP/SESU/MEC para processos regulatórios que autorizam e reconhecem as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e do ARCU SUR para cursos de países da América do Sul.. Especialista do CEE/ES na área saúde e meio ambiente. Diretora do Centro de Ciências da Saúde/UFES de 2012 a 2020. É consultora ad hoc da Capes e ex membro titular da câmara de Assessoramento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espirito Santo (FAPES). Gerente de Ensino e Pesquisa EBSERH- HUCAM/UFES desde agosto de 2023.

Simone Alves de Almeida Simões

• ID Lattes: 4036865618615755

Possui graduação em Educação Física pelo CENTRO UNIVERSITARIO SALESIANO (2011), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Atualmente é professora educação superior da Faculdade Multivix – Vila Velha, coordenador de curso de educação física da Faculdade Multivix – Cariacica e professora educação superior da Faculdade Multivix – Cariacica. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: menopause, cardiac remodeling, myocardial infarction, oxidative stress e hipertensão.

Nazaré Souza Bissoli

ID Lattes: 8865368585732583

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1985), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – UFES. Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo até 2018. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiorenal, Farmacologia da Reposição Hormonal pós-menopausa. Principalmente nos seguintes temas: reatividade vascular, hipertensão, antihipertensivo, regulação humoral da circulação.

Lívia Carla de Melo Rodrigues

ID Lattes: 2084216553746326

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1995) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Atualmente é professor associado de Farmacologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Neurociências, com ênfase em Psicofarmacologia e Neurotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas de uso abusivo, neurotoxicidade, traumatismo cranioencefálico, estresse oxidativo, córtex pré-frontal, sistemas endocanabinóide, dopaminérgico e na interface entre as práticas integrativas (mindfulness no manejo emocional) e análise de parâmetros fisiológicos.

Sonia Alves Gouvea

ID Lattes: 7268228122543743

Bolsista Capixaba FAPES. Titular do Conselho Científico Administrativo da Fapes (CCAF 2021-2024). Titular do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – CMCT Vitoria/ES (FACITEC 2019-2023). Professora Titular do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas (2017-2021), Centro de Ciências da Saúde (UFES). Professora dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia e do PPG em Ciências Fisiológicas (UFES). Graduada em Ciências Biológicas- UFES e mestrado  e doutorado em Ciências Fisiológicas pelo PPG em Ciências Fisiológicas-UFES. Pesquisadora no HUCAM, CIAS Unimed, Hospital Evangélico de Vila Velha, CECON e Hospital Santa Rita de Cássia e de grupos de pesquisa experimental da UFES. Linha de pesquisa: Câncer e Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Molecular, Câncer, Sono, Hipertensão, Cirurgia Cardíaca, Reposição hormonal e Fisiologia Renal. Atua em pesquisas do câncer de mama e cabeça e pescoço destacando a epidemiologia, diagnóstico, detecção, avaliação de marcadores moleculares de diagnóstico e prognóstico em tumores. Pesquisadora dos efeitos da radiação das areias monazíticas de Guarapari.

// Nossa

Essência

Missão

Desenvolver e promover pesquisas clínicas e experimentais de excelência em saúde cardiovascular, com foco no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, contribuindo para o bem-estar da população por meio de pesquisas integras, seguras e soluções inovadoras.

Visão

Ser um centro de referência em pesquisa cardiovascular, reconhecido pela qualidade científica e impacto positivo na saúde pública, sendo referência nacional e internacional na promoção de conhecimento aplicado ao tratamento e prevenção de doenças cardíacas.

Valores
  • Excelência científica;
  • Responsabilidade e transparência;
  • Interação com a comunidade;
  • Valorização do trabalho em equipe e parcerias interinstitucionais;
  • Sustentabilidade.

// Nossas

Linhas de Pesquisas

Efeitos da eletroacupuntura no tratamento da hipertensão arterial e marcadores do estresse oxidativo em mulheres na menopausa.

O objetivo é demonstrar os efeitos da eletroacupuntura sobre os níveis pressóricos e biomarcadores cardíacos e de stress oxidativo em mulheres na menopausa atendidas no ambulatório HUCAM. Dessa forma a eletroacupuntura se mostra uma promissora ferramenta e alternativa no tratamento dos sintomas do climatério e menopausa, contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares nas mulheres que estão nesse período da vida.

Pesquisadores relacionados à linha:
  • Glaucia Rodrigues de Abreu – Doutorado
Estudantes Relacionados:
  • Isabela Candoti Amorim Loureiro – Aluna de Mestrado

Efeitos do tratamento com Ácido Elágico sobre o Sistema Renina-Angiotensina: estudo da reatividade vascular em artérias mesentericas e aorta de ratas hipertensas ovariectomizadas.

O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos do tratamento com Ácido Elágico (AE) sobre a reatividade vascular às angiotensinas em ratas hipertensas ovariectomizadas. Buscamos investigar agentes terapêuticos com efeito sobre o eixo ECA2/ Ang-(1-7)/MasR, como uma nova estratégia no combate às doenças cardiovasculares . Nesse sentido o AE vem se mostrando promissor em prevenir ou retardar DCV, como a Hipertensão.

Pesquisadores relacionados à linha:
  • Professor Patrick Wander Endlich – PhD
  • Glaucia Rodrigues de Abreu – Doutorado
Estudantes Relacionados:
  • Deiviany Santana Santos Lima – Estudante de Doutorado.

Efeitos da suplementação de Ácido Elágico na reatividade vascular e nos níveis de estresse oxidativo em aorta de ratas ovariectomizadas pós exercício físico: participação de fatores endoteliais e balanço sistemas stress oxidativo/ antioxidante.

A combinação da prática de exercício físico com a suplementação de ácido elágico (AE) pode representar uma estratégia eficaz na prevenção e na mitigação dos efeitos patogênicos no sistema cardiovascular, frequentemente associados ao envelhecimento e à baixa ou inexistente atividade física em mulheres pós-menopausa. Essa abordagem pode promover, assim, uma melhoria significativa na qualidade de vida. Embora estudos isolados na literatura mostrem benefícios de cada intervenção por si só, ainda há uma lacuna significativa na investigação dos efeitos da associação entre exercício físico e AE. Dessa maneira, o objetivo é investigar os efeitos da prática de exercício físico na aorta de ratas ovariectomizadas suplementadas com ácido elágico (AE) pós-exercício.

Pesquisadores relacionados à linha:
  • Glaucia Rodrigues de Abreu – Doutorado
Estudantes Relacionados:
  • Rayner Zanoti Pereira – Estudante de Doutorado.

Efeito do tratamento com Pycnogenol sobre a reatividade vascular e o estresse oxidativo em anéis de aorta de ratas hipertensas e ovariectomizadas.

Este estudo experimental avalia os efeitos do tratamento com Pycnogenol sobre a função vascular e o estresse oxidativo em ratas espontaneamente hipertensas (SHR) submetidas à ovariectomia, modelo que simula a deficiência estrogênica. São analisados a reatividade vascular em anéis de aorta isolados, a produção in situ de ânion superóxido e óxido nítrico, a pressão arterial sistólica e a variação do peso corporal.

Pesquisadores relacionados à linha:
  • Glaucia Rodrigues de Abreu – Doutorado
Estudantes Relacionados:
  • Laís Ludgero Borges – Estudante de Mestrado.

O efeito da administração de Ácido Elágico no remodelamento cardíaco e outros efeitos patológicos induzidos pelo IAM em ratas ovariectomizadas.

A pesquisa teve como objetivo Avaliar o efeito do tratamento com Ácido Elágico (AE) no remodelamento cardíaco e parâmetros hemodinâmicos de ratas ovariectomizadas submetidas ao infarto agudo do miocárdio, além de avaliar os efeitos da administração enteral de AE em ratas ovariectomizadas
submetidas ao infarto agudo do miocárdio sob: parâmetros hemodinâmicos cardíacos; Parâmetros ponderais; Extensão da área de infarto; Deposição e diferenciação dos tipos de colágeno I e III no tecido
cardíaco; Expressão das MMP-8 no tecido cardíaco; Produção de IL-6 e TNF no plasma e tecido cardíaco e Produção in situ de óxido nítrico no tecido cardíaco. Demonstrando que o ácido elagico se mostra um composto promissor no auxílio à recuperação cardíaca após infarto do miocárdio em modelos de ausência dos hormônios ovarianos.

Pesquisadores relacionados à linha:
  • Glaucia Rodrigues de Abreu – Doutorado
Estudantes Relacionados:
  • Laís Lopes Gonçalves – Estudante de Mestrado.

Implicações do tratamento com Ácido Elágico sobre as vias de sinalização do cálcio e estresse oxidativo no miocárdio de ratas infartadas e ovariectomizadas.

Tem como objetivo demonstrar os efeitos do tratamento com ácido elágico sobre o transiente de cálcio de ratas infartadas e ovariectomizadas, assim como avaliar a sua ação no estresse oxidativo. Esses efeitos serão avaliados por meio de análises do miocárdio dos modelos experimentais, como a avaliação da contratilidade e do trânsito de cálcio em cardiomiócito isolado, avaliação dos parâmetros cardíacos funcionais e morfométricos, formação de ânion superóxido do músculo cardíaco, além da avaliação de pesos ponderais.

Pesquisadores relacionados à linha:
  • Glaucia Rodrigues de Abreu – Doutorado
Estudantes Relacionados:
  • Maria Eduarda Ferreira Pereira – Aluna de Mestrado.
Rolar para cima